22 abril, 2012

Metaleiros - Pesquisa da Definição do Grupo:


O interesse da pesquisa de campo está voltada para o estudo de comportamento dos indivíduos denominados "metaleiros", ou seja, aqueles que se interessam pelo tipo de musica conhecida como "Metal";


Temos a Definição do gênero de música Metal como:


"“Metal” é normalmente usado para se referir ao Heavy Metal e a suas vertentes, ou subgêneros: Death Metal, Black Metal, Thrash Metal, Power Metal, Metal Progressivo, entre outros. Já o termo “Heavy Metal” remete mais a um período clássico na história do gênero, antes da segmentação em diferentes vertentes, embora também possa ser usado de forma mais geral na classificação desses estilos."
Metal ou Heavy Metal?: a definição do gênero musical - Matérias e Biografias http://whiplash.net/materias/biografias/146852.html#ixzz1s9WbV200



Ou seja, o termo "metal" é usado para generalizar várias vertentes do "Heavy Metal". Sendo assim, os ouvintes  que são "metaleiros" se interressam por várias bandas de diferentes ramificações deste gênero musical.




"O modo de vestir desses grupos é um dos fatos que mais chama atenção, e possivelmente, constituem formas de interação e compartilhamento gestos comuns. Os variados estilos servem para identificar cada grupo que se caracteriza de acordo com seu seguimento." 
SILVA, Mikaylson Rocha da ,CORDEIRO,Caren Lenin e FRANÇA, Laciene Karoline S. . . A Quarte é das tribos: uma análise etnográfica dos frequentadores de de uma praça da cidade de Jõao Pessoa.Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) 


Os metaleiros são muito bem identificados pela maneira de se vestir. Na realidade, as roupas dos metaleiros são muito mais conhecidas do que as proprias musicas que eles costumam ouvir.
A citação acima foi tirada de um artigo, que visava estudar os diversos grupos que frequentavam uma praça em Jõao Pessoa, dentre estes grupos estavam os metaleiros.



"Metalheads é a denominação original com que são conhecidos os adeptos deste ritmo musical, traduzidos ipsi 
literis para o português como “metaleiros”.  Headbangers é a denominação que se dá aos praticantes do heavy metal, ou seja, as pessoas que dançam com uma mímica, cuja característica de destaque é o balançado frenético da cabeça, acompanhando o ritmo da música pesada"
LIMA,Cícera Andrade Ferreira de , PEREIRA,Cláudio Smalley Soares ,CORDEIRO, Domingos Sávio . Identidade Metaleira na Construção de um Espaço Social na Região do Cariri.  Universidade Regional do Cariri – URCA/CE

A formação da palavra metaleiro tem origem no comportamento do ouvinte da musica heavy metal. Como mencionado na citação, o próprio fato dos metaleiros se comportarem ao ouvir as musicas deu origem à palavra Headbangers e metalheads, mas ao "traduzir" essas palavras para o português ela perde o sentido de ser.

"Nas pesquisas em que tais grupos têm sido considerados, observa-se que os jovens que se identificam com eles tendem a apresentar comportamentos anti-sociais, incluindo o uso de álcool e drogas" 
Costa, 1993; López & García, 1997; Salem, 1996; Sussman e colaboradores, 2000; Wood, 1999



No estudo deste artigo, tem-se o comportamento de diversos grupos que ouvem Metal e Punk. Nos dois grupos os integrantem possuem esta mesma característica.

Em diversos artigos que foram pesquisados, o grupo social "Metaleiros" baseia seu comportamento no gênero musical que ouvem. Temos, então, uma conexão muito intensa entre ouvinte e música.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta!

Postar um comentário