01 maio, 2012

Pesquisa de Campo - Entrevista 2:


Ficha descritiva
Nome: Rodolfo Zelle
Idade: 25 anos
Sexo: Masculino
Naturalidade: São Caetano – SP
Estilo musical: Heavy metal
Gosta de rock desde: quando nasceu, influenciado pelos próprios pais que ele diz que são rockeiros também.
Estilo: Camisa preta de bandas, calça jeans escura e bota de vez em quando.



Entrevista


Por que você gosta de rock pesado?
Por causa da harmonia entre os instrumentos e muitas bandas possuem um timbre diferente. É isso que faz apreciar o rock.


Você foi influenciado por alguém a ouvir heavy metal e já tentou ouvir outros ritmos?
Meus pais são rockeiros, e desde criança eu ouvia rock, ouvia Janis (Joplin), Elvis, mas com o tempo fui gostando mais do rock pesado mesmo e já tentei sim e não curto muito. Mas, pode parecer muito estranho eu gosto de algum samba também, mas bem pouco.


Você é metaleiro, mas não usa aquelas roupas que costumam usar os metaleiros, como coturno, correntes grossas, pulseiras de espinho, bandanas, etc. Algum motivo de não usar esse estilo?
Rock nunca foi e nunca será moda e sim um gosto. Não é a roupa que define um ‘rockeiro’ e sim suas atitudes.


O que é e o que não é heavy metal?
Existem várias ramificações do metal e rock, o Heavy metal tem uma pegada mais forte, tem ‘bastante’ distorções e nas músicas e tem também solos muito **das de guitarra, bateria. É ‘tipo’ uma harmonia muito intensa nos instrumentos.
Só não venha dizer que restart e fresno e essas coisas ‘é’ rock, como dizem por aí, pois não é. Rock, metal, pagan metal e suas ramificações possuem uma filosofia. Demonstram o porquê nasceram. ‘Tipo’, não é porque tem um instrumento que é rock.


E o que você acha dos metaleiros que se vestem diferente de você? Você acha indiferente? Acha que é desnecessário? Você admira?
Ah, sei lá, pra mim tanto faz. Se a pessoa está feliz com o que está usando bom para ela, não sou contra e nem a favor, só respeito. Eu curto usa camisa da banda que eu gosto, gosto de usar bota, gosto de preto e nada além disso e lógico que eu não vou usar uma abadá da Cláudia Leitte. (risos)


Como você classificaria o metaleiro?
É fácil, o cara que curte metal, é metaleiro, que estampa sua banda favorita na camiseta, que é espontâneo, sincero, que curte a vida, que tem atitude, que tem sentimentos, pois cada um demonstra de uma forma o que está sentindo. E mais importante, tem que gritar muito quando ouvir o som do AC/DC, Korn e Sepultura.


Heavy metal e religião? Tem alguma relação?
Cara. Tem metaleiro e rockeiro de tudo quanto é religião, assim como de visão política, etc. Uns não gostam e outros gostam. É ambiquidade paralela ‘man’. O que importa é curtir o som, fora isso é besteira. Eu nem gosto de falar muito nesses assuntos...


Você sendo um metaleiro, como você vê a sociedade? E como você acha que a sociedade vê os metaleiros? Existe algum tipo de preconceito?
Como metaleiro e vejo que a sociedade, para mim, não irá mudar, você pode cantar sobre tudo, política e etc. E nada irá mudar. O Rock é liberdade de expressão sim, mas não muda ninguém. A sociedade vê ‘rockeiro’ como sujo e é assim como o ‘rockeiro’ vê a sociedade, podre e imunda, pois o mundo que conhecemos irá mudar somente para pior e nunca para melhor.


E dentro do seu grupo social, os metaleiros tem alguma rivalidade? Por exemplo, os que curtem heavy metal não se dão bem com os que curtem pagan metal ou outro gênero musical?
‘Tipo’, cada metal tem um sentido. O pagan (metal) canta sobre a natureza e tempos antigos, cada banda canta sobre algo, algumas músicas do metallica cantam sobre guerra, já iron maiden canta sobre história, e por aí vai. Então tudo é metal no final, só muda o tema da música, portanto se é metal todo mundo curte junto e é isso que vale.

O que você diria pra quem nunca ouviu heavy metal e pra quem não curte heavy metal?
 Ah. Vale ouvir, se gostar que bom, se não gostar paciência, ninguém é obrigado a nada, mas procure ouvir o que te agrada, o que você gosta e nunca discrimine outras formas de expressão. Você deve procurar o que te faz se sentir bem e não porque o outro ouve.


Você já foi prejudicado de alguma forma por ser metaleiro?
 Prejudicado não, mas cada um tem uma opinião, muitos não gostam e ficam falando mal. Para você dizer algo sobre a vida do outro você precisa conviver, o que na maioria das vezes não é o caso. As pessoas falam demais do que o outro curte, do modo como vivem e etc. E isso é errado.


E pra finalizar, quais são suas bandas favoritas?
 (risos) Ah se eu te falar tudo que eu curto, vai dar mais de 150 bandas fácil, fácil.


Fala algumas?
As mais famosas que eu gosto são Iron Maiden, Black Sabbath, Metallica. Agora heavy metal eu curto muito Blind Guardian, Heidevolk, Elvenkink, UnSun, Kroda, Ensiferum. Tem também Korpiklaani, Fferyllt, Equilibrium, Finntroll, Haggard, Angra, Jethro Tull.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta!