19 maio, 2012

Pesquisa de Campo - Entrevista 3


Ficha descritiva
Nome: Cleiton
Idade: 33 anos


Por que você começou a gostar de rock?
Eu ouvia as músicas que meus irmãos mais velhos ouviam. Eu ouvia por tabela, mas depois que fui crescendo eu fui descobrindo outras bandas e estilos por conta própria.

Qual é o seu estilo de rock ou qual seu grupo?
Ah, tem vários subgrupos. Mas eu não me enquadro num só grupo apesar de gostar mais de rock clássico porque como eu trabalho numa loja de roupas de bandas eu tenho que escutar todo tipo de rock, punk e outros.

Quais bandas você curte?
Black sabbath, Slayer, Kyuss e ratos de porão. E várias dos anos 60.

Do que você mais gosta do estilo rock?
Da harmonia dos instrumentos. Eu não toco nada mas eu também não escolheria só um instrumento. Gosto deles juntos.

Você tem algum preconceito com outros estilos?
Eu penso assim, se eu não gosto eu apenas não escuto. Então esse negócio de odiar bandas como restart, nx zero não é a minha praia. Eu não escuto e já era. Mas preconceito eu tenho mesmo com o metal melódico porque os caras se acham pra cara* e não dá certo junta musica clássica com rock.

O rockeiro tem que usar roupa preta, ou seja, tem que seguir esse estereótipo?
Ah sei lá velho. Eu curto camisa de banda de rock e elas são pretas. Se fossem branca ou azul eu usaria do mesmo jeito. Mas cada um cada um, eu não acho que usar roupas coloridas fazem de você um “anti-rockeiro”. (risos)

Como você acha que a sociedade vê o metaleiro? Existe um preconceito?
Nos anos 80 tinha um preconceito grande até. Muita gente pegava no pé por causa do cabelo grande, falavam que era cabelo de mulher. Enchiam o saco por causa das botas e tal. Mas hoje não vejo mais isso não. Vejo mais nos rockeiros que são tatuados se ferrarem, por exemplo no trampo, em escolas também.

Falando em tatuagens, você curte? Acha que um rockeiro tem que ter alguma?
Eu curto, acho uma arte bonita pra po*, mas eu não tenho por exemplo. Mais por preguiça... (risos) mas como eu falei antes, cada um cada um. Não tem nada a ver esse negócio de tatuagem tem que ser obrigatória para um cara ser considerado rockeiro. Na verdade essa classificação é meio inútil, tem cara que quer pagar de rockeiro de qualquer jeito, e faz questão de falar pra todos que ele é rockeiro, mas tanto faz pra mim esse estereótipo. Eu escuto rock e faço os roles dos rockeiros, assim como quem curte rap faz roles com os rappers, quem curte funk faz roles com funkeiros e assim vai cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta!